Caracterizam-se por movimentação do corpo do forno de modo manual mecânica ou por sistemas hidráulicos ou pneumáticos.
Os fornos basculantes na indústria de fundição de não ferrosos a cadinho é utilizado em duas versões: basculante manual de eixo central (Central Axis) e basculante hidráulico, nos fornos tipo eixo central o forno faz o giro no centro do forno por meio de um volante na lateral do forno e um redutor, já o sistema hidráulico possui uma unidade, com bomba hidráulica acionada por um motor elétrico, e cilindros instalados na lateral do forno e através de um conjunto de válvulas, manual ou elétrica, direciona o óleo hidráulico para os cilindros e irá movimentar o forno e os fornos basculantes Max Fornos podem trabalhar a gás, óleo ou elétrico.
Os fornos rotativos são utilizados em vários segmentos da indústria, no setor da fundição é utilizado para o processo de refusão de alumínio, cobre e outros metais. O forno rotativo basculante pode possuir um sistema hidráulico com cilindros e bombas para facilitar a descarga do metal líquido e da escória formada durante o processo.
O forno a cadinho basculante utilizado na fundição de não ferrosos possui dois modelos: basculante manual de eixo central (Central Axis) e basculante hidráulico.
A diferença dos dois tipos é que na retirado do metal fundido o Central Axis tem um ângulo de aproximadamente 900 de movimentação do bico de saída do metal, obrigando o operador a movimentar a panela de retirada durante a retirada, já o basculante hidráulico permanece com o bico praticamente fixo, facilitando com isso a retirada do metal fundido.
Outra possibilidade de forno basculante é o elétrico que pode ser usado para a fusão e manutenção de ligas de alumínio ou zamak, pois a temperatura máxima de câmara é da ordem de 1100 oC, limitando os tipos de matérias a serem fundidos com uso de cadinho.