Tomada de Força


A tomada de força (TF), que internacionalmente segue a sigla de PTO (do inglês power take-off) é responsável pela transmissão da força mecânica de um determinado motor para um acessório, como:

  • Betoneira;
  • Guindauto;
  • Caçamba basculante e etc.

Trata-se de um eixo propulsor disponibilizado em maquinários para efetivar a transferência da força mecânica de determinado motor a um implemento. No mercado, há algumas tecnologias disponíveis para que a tomada de força seja utilizada, uma delas é a que vai acoplada a caixa de câmbio do veículo. Esta é capaz de efetuar o acionamento de implementos com o veículo parado, como, por exemplo, com guindautos e basculantes. De acordo com o desenho do chassi, essa modalidade de TF é instalada através de abertura frontal, ou mesmo lateral ou inferior na caixa de câmbio, o que faz com que a sua aplicação seja específica para cada tipo de veículo.

Há outras maneiras de se acoplar a tomada de força, como a que é conectada ao trem da engrenagem e a que é aplicada diretamente no motor, o que possibilita que os implementos possam operar de maneira contínua, isto é, com o próprio veículo em movimento. A que é conectada no trem da engrenagem da embreagem dispõe de independência desta, sendo, portanto, ideal para usos específicos, como balões de betoneira, caminhões de lixo etc.Alguns cuidados devem ser tomados na operação deste maquinário, a fim de se preservar a vida útil do produto, bem a segurança do seu operador, o que varia de acordo com a modalidade da TF.

Tomada de força com elevado nível de excelência

A Norte Hidráulica atua com elevada particularidade na distribuição de tomada de força. Entre em contato e saiba mais informações.


   

© 2018 CotaNet, Todos os direitos reservados.